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PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Consumidor assiste desesperado ao encolhimento das mercadorias nas prateleiras

21/09/2021

Sem dinheiro até para os gastos de primeira necessidade, devido à escalada dos preços, os consumidores também estão muito assustados com a redução do tamanho dos produtos que aparecem nas gôndolas dos supermercados. Não bastasse a inflação acumulada de quase 10%, as mercadorias diminuíram de peso e o Jornal da Manhã conferiu esse encolhimento na rede supermercadista de Pará de Minas.

Muitos produtos, além de ter o preço aumentado, agora pesam menos e exemplos é o que não faltam. Vários sabonetes que antes tinham 90 gramas agora são vendidos com 80 gramas. Algumas marcas especializadas em molho de tomate também reduziram de 340g para 320g o sachê. Nem as embalagens de ovos escaparam da estratégia de pegar o consumidor desprevenido. Antes, elas eram vendidas com 12 ou 30 unidades e agora muitas só têm 10 ou 20 unidades.

A caixa do sabão em pó de um quilo perdeu 200g. Já as caixas de bombons, que antes tinham meio quilo, passaram a pesar 200 ou 180 gramas. Biscoitos que vinham nas embalagens de 200g agora pesam 160g. Os salgadinhos também encolheram e as embalagens de 84g passaram a ter 76g.

Os consumidores estão revoltados com essa estratégia dos fabricantes que justificam o encolhimento das embalagens com a inflação, o aumento dos divórcios e até mesmo o novo tamanho das famílias brasileiras, que agora raramente tem mais de um filho. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos sai em defesa dos fabricantes, afirmando que as empresas têm desenvolvido produtos com tamanho reduzido atendendo tendência mundial.

Já o Procon alerta que as marcas são obrigadas por lei a informar a diminuição, inclusive com a porcentagem reduzida de forma ostensiva durante, pelo menos, três meses sob risco de multa. Acontece que a portaria federal que estipula essa medida não deixa claro o tamanho que o aviso precisa ocupar no produto, por isso eles costumam ser discretos e passam despercebidos pelos consumidores mais apressados.

Diante dessa realidade frustrante, o Procon aconselha atenção redobrada na hora das compras. O órgão também incentiva o consumidor a quebrar a fidelidade das marcas, pois assim fica mais fácil encontrar substitutos que estejam com preços mais em conta e com a quantidade original.

Foto Ilustrativa: Squirrel_photos/pixabay.com




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