Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Vacinação anticovid avança tanto para os idosos como os adolescentes

01/10/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Pará de Minas deu início ao novo cronograma de vacinação contra a covid-19. Desta vez, serão contemplados os idosos com 75 ou mais, pessoas com alto grau de imunossupressão e os adolescentes de 17 anos sem comorbidades.

Conforme o Jornal da Manhã antecipou, o município recebeu mais vacinas para a sequência da campanha de imunização. Foram enviadas para D1 e reforço 1.866 doses da Pfizer. Já para a D2, foram 1.960 unidades de Astrazeneca, 1.610 de Coronavac e 4.794 de Pfizer.

O cronograma foi aberto com a aplicação da dose de reforço nos idosos de 75 anos ou mais que receberam a segunda dose há mais de seis meses.  Esse público continuará sendo contemplado até o dia 8 de outubro no sistema drive thru. 

A enfermeira e Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara Meytre, traz mais informações.

Para esse público, é necessário apresentar cartão de vacina, documento de identificação com foto e comprovante de residência. 
Já os idosos de 75 anos ou mais que estão acamados serão atendidos em casa pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família. Para mais informações sobre os dias e horários, os familiares podem recorrer às UBS’s próximas de casa ou no call center, através do 0800 940 9402.

Hoje, a vacinação de reforço é voltada para as pessoas com alto grau de imunossupressão. As doses estão sendo aplicadas na UBS Nossa Senhora da Piedade – antiga Policlínica – e Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Senador Valadares. O atendimento vai até às 18h.

Para esse grupo, o intervalo mínimo exigido para a dose de reforço é de 28 dias após a última dose do esquema básico. Sobre a documentação necessária, Ana Clara Meytre explica.

Amanhã, será a vez dos adolescentes de 17 anos sem comorbidades receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19. Cinco unidades de saúde estarão abertas para o atendimento.

Os adolescentes devem apresentar cartão de vacina, documento de identificação com foto e comprovante de residência. 
Até o momento, segundo dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde, 66.324 pessoas receberam a primeira dose em Pará de Minas, 35.792 completaram o esquema vacinal e 262 pessoas foram contempladas com a dose de reforço.

E falando agora da atualização do boletim do coronavírus em Pará de Minas – a Secretaria de Saúde confirma mais 42 casos na cidade, todos registrados nas últimas 24 horas.

Houve queda no número de pacientes em acompanhamento domiciliar, agora são 59. Também caiu para 4 o número de internados. Foi registrado mais um óbito em decorrência da covid, subindo para 281 o total de vítimas fatais. O paciente tinha 72 anos e estava hospitalizado há três semanas.

EFEITOS COLATERAIS DA TERCEIRA DOSE – Um estudo norte-americano indica que a maioria dos efeitos colaterais registrados após a terceira dose da vacina anticovid são leves ou moderados e ocorrem com a mesma frequência da segunda injeção.

Mais de 22 mil pessoas participaram das pesquisas. Os efeitos colaterais mais comuns foram dor no local da injeção, fadiga e dor de cabeça. Cerca de 28% afirmaram não conseguir realizar as atividades diárias normais no dia seguinte. Em torno de 2% dos participantes solicitaram atendimento médico e 0,1% foram hospitalizadas.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis