Os problemas respiratórios e de cognição estão entre as principais sequelas da covid-19 nos pacientes de Pará de Minas. Esta foi a conclusão apresentada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais (Ceefito).
A entidade esteve na cidade no dia 26 de setembro com o programa Supera Minas, que consiste na identificação das sequelas deixadas pelo coronavírus nos pacientes que sobreviveram à infecção.
A ação foi realizada na Praça Torquato de Almeida, atraindo mais de 80 pessoas que se apresentaram voluntariamente para participar das avaliações.
A pedido do Jornal da Manhã o presidente do Crefito, Anderson Coelho, falou das principais sequelas detectadas no levantamento:
Ele também lembra que as sequelas, embora sejam esperadas, não podem ser encaradas com uma condição normal. Daí a necessidade da busca do atendimento adequado, para se conquistar melhor qualidade de vida pós-covid.
Todos os pacientes atendidos receberam orientações e saíram com laudo detalhado das avaliações para encaminhamento aos serviços de referência.
Fotos: Reprodução/Divulgação