Informação para quem tem cães e gatos em casa – eles podem até contrair o vírus da covid-19, mas não transmitem a doença. A conclusão é de um estudo feito pela Universidade Católica do Paraná.
Segundo a pesquisa, apenas 11% dos cães e gatos que vivem nas casas de seus donos contraíram o vírus nas vias aéreas, mas não tiveram sinais clínicos porque eles têm baixo potencial no ciclo epidemiológico da doença.
No entanto, é importante ter em mente que o vírus pode sofrer mutação. Por enquanto, o cão e o gato doméstico não desenvolvem a doença. A continuidade do trabalho dos pesquisadores da PUC-PR vai revelar se esse vírus, em contato com os animais, pode sofrer mutação e, a partir daí, no futuro, passar a infectar também cães e gatos domésticos.
ATUALIZAÇÃO DO BOLETIM – O novo boletim do coronavírus em Pará de Minas informa que no fim de semana mais 34 casos foram confirmados na cidade, elevando para 7.054 o total de infectados desde o início da pandemia.
Os acompanhamentos domiciliares caíram para 26, assim como o número de pessoas internadas, que agora são duas. Já o número de óbitos se mantém inalterado, desde a última semana – 284.
Foto: fernandozhiminaicela/pixabay.com