Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Fio partido na rede elétrica: Cemig pede atenção máxima das pessoas

19/10/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O acidente ocorrido em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no último fim de semana, levou a Cemig a reforçar novamente as orientações sobre os cuidados que todos devem ter em relação às ocorrências na rede elétrica envolvendo situações de fios partidos. A tempestade, acompanhada de forte ventania, provocou curto-circuito nos cabos de média tensão causando o rompimento de um dos fios que caiu sobre um veículo estacionado sob a rede de energia.

A criança de 11 anos, que estava dentro do carro, sofreu uma parada cardíaca, por causa da descarga elétrica. Os pais também receberam a descarga ao tentar salvar o filho, que foi socorrido logo depois pelo Corpo de Bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Segundo a Cemig, a provável causa do rompimento do cabo foi o lançamento de algum objeto, pela força do vento, em direção à rede, o que teria provocado o curto-circuito.

João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança da Cemig, alerta que uma das ocorrências mais comuns durante tempestades intensas é exatamente o fio partido, principalmente quando há quedas de árvores sobre a rede elétrica, ou quando objetos são lançados em direção aos cabos, em função da força dos ventos, provocando o seu rompimento.

Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. Nos casos de condutores rompidos caírem sobre veículos, é muito provável que, ao sair do automóvel, a pessoa sofra um choque elétrico, que pode ser de até 13 mil e oitocentos volts, caso seja uma rede de média tensão.

A única situação em que a pessoa deve deixar o veículo imediatamente é no incêndio. Nessas ocasiões, se for necessário sair, a pessoa nunca deve tocar a estrutura do automóvel e no solo ao mesmo tempo, porque ele se tornará o caminho entre a corrente elétrica e o solo. Isso pode ser fatal ou causar queimaduras gravíssimas. 

O correto é que a pessoa abra a porta e salte de forma a não tocar no veículo e no solo ao mesmo tempo e sempre longe do cabo partido. Ao cair no solo a pessoa deve andar em passos curtos até se afastar do veículo ou do cabo partido. Apesar da dificuldade esta é a única forma de evitar o choque elétrico.

Foto: Reprodução



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis