Fim da expectativa dos pais em relação ao retorno do ensino presencial na rede municipal de Pará de Minas. A Secretaria de Educação confirmou a obrigatoriedade das aulas presenciais a partir da próxima quarta-feira, dia 3 de novembro. É a terceira vez que o município altera o modelo de ensino, substituindo o híbrido pelo presencial.
Outra novidade é o fim do distanciamento de 90 centímetros entre os estudantes nos ambientes escolares. A decisão foi tomada em reunião dos representantes da pasta da Educação e gestores escolares e já está publicada na Resolução nº 12/2021, assinada pela secretária Marluce de Souza Pinto Coelho.
O retorno só não será obrigatório para os estudantes pertencentes ao grupo de risco para a covid-19, que poderão continuar acompanhando as atividades pedagógicas através dos Planos de Estudos Tutorados, livro didático e atividades complementares. A única indefinição continua sendo o retorno das crianças da Educação Infantil, de 0 a 2 anos.
Outro ponto importante do documento oficial diz respeito à organização para as aulas presenciais. As escolas deverão observar os protocolos sanitários, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos materiais.
As instituições deverão realizar ainda o monitoramento do risco de propagação do coronavírus, comunicando as autoridades os casos suspeitos e confirmados, além de também adotar medidas de contingenciamento quando necessário. Para conferir o conteúdo completo da Resolução nº12/2021, o cidadão pode acessar o portal da Prefeitura, na página parademinas.mg.gov.br.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas