Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Profissionais da saúde vão trabalhar em parceria com a Polícia Civil no atendimento das vítimas de violência sexual

10/11/2021

Servidores da Polícia Civil vão qualificar profissionais da área da saúde dentro das normas estabelecidas no novo protocolo de atendimento a vítimas de violência sexual em Minas Gerais. 

A ação faz parte do acordo de cooperação técnica, assinado entre as secretarias de Estado de Saúde, Justiça e Segurança Pública.

O treinamento visa a preparação dos profissionais para que no momento do atendimento médico eles já façam a coleta de provas e vestígios nas vítimas de violência sexual, além do registro de informações,  proporcionando um atendimento emergencial, integral e multidisciplinar. 

Dessa forma, a vítima não precisará ser conduzida ao Instituto Médico Legal (IML) para ser submetida ao processo de coleta. O protocolo já está em vigor, com validade em todo o território mineiro. 

O novo modelo de atendimento proporciona mais humanidade às vítimas, resgatando os direitos e reduzindo a exposição da pessoa. Ele não é voltado apenas para mulheres, crianças e adolescentes, mas a qualquer cidadão vítima de violência sexual.

Ao anunciar o acordo o vice-governador de Minas, Paulo Brant, destacou a integralização dos serviços em prol de um atendimento mais ágil e digno:

A elaboração do protocolo passou pela capacitação de um grupo de profissionais de saúde e o desenvolvimento de um kit padrão de coleta de vestígios, com todo material necessário para uso nos hospitais credenciados, preservando assim a cadeia de custódia das provas coletadas.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição vai fazer parte da cooperação técnica. Já houve, inclusive, uma reunião entre seus representantes com membros da Polícia Civil de Pará de Minas.

Fotos: Arquivo/Rádio Santa cruz FM e Reprodução/Governo de Minas Gerais




Veja também



Início  294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis