Interditado o desmatamento e o consequente loteamento que seria aberto nas proximidades do Condomínio Dona Flor, na área conhecida como Trilha do Carrapato. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Pará de Minas, através de dois secretários – José Hermano Franco, do Meio Ambiente, e Dimitri Gonçalves, do Desenvolvimento Urbano.
O assunto vem rendendo polêmica na cidade desde a última semana, quando a Embraurb iniciou o desmatamento da área, amparada por um licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Logo que as máquinas começaram a trabalhar a opinião pública reagiu com indignação, alegando que aquela região é muito rica, ecologicamente falando, além de ser um ótimo local para a prática de atividades físicas, principalmente caminhada e ciclismo.
Os protestos logo chegaram à prefeitura que, com ajuda da Polícia Ambiental, suspendeu as obras. A alegação do município é que a autorização concedida pelo IEF por si só não tem validade.
É preciso também liberação por parte da prefeitura, o que ainda não aconteceu. O secretário Dimitri Gonçalves informou que o projeto de abertura do loteamento foi protocolado em 2013, mas não avançou:
O secretário José Hermano, do Meio Ambiente, confirma a exigência legal da vinculação de autorizações. Prefeitura e o IEF precisam emitir pareceres favoráveis.
Com desmate paralisado e o projeto de abertura do novo loteamento sem aprovação da prefeitura, o processo volta à estaca zero. O secretário Dimitri admite a possibilidade do projeto ser aprovado, mas avisa que isso vai demorar muito. A Embraurb ainda não se pronunciou.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM