O registro de 3,3% de infestação do mosquito aedes aegypti em Pará de Minas, nível considerado de alerta, levou a Secretaria Municipal de Saúde a anunciar a realização de uma ação preventiva nos bairros JK e Esplanada.
São as regiões que apresentaram altos índices de incidência do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Agentes de combate a endemias percorrerão as ruas dos bairros de hoje até o dia 20, realizando o Aerosystem, que é um programa de aplicação de inseticida que tem a função de bloquear a fêmea do mosquito.
O gerente de Endemias da secretaria, Douglas Duarte, dá mais detalhes sobre como será executada a ação e tranquiliza os moradores quanto aos riscos da substância:
A ação no JK e no Esplanada acontecerá sempre das 7h às 16h, mas em alguns dias a equipe estenderá o horário para conseguir abordar moradores que não estejam na residência no chamado horário comercial.
Apesar da iniciativa da Secretaria de Saúde, Douglas pede que a população faça sua parte, pois somente através da coletividade é que o aedes perderá força no município.
Embora a ação tenha como foco os bairros Esplanada e JK, no último levantamento geral os bairros que apresentaram os maiores índices de infestação do mosquito da dengue foram Nossa Senhora Auxiliadora e Vila Raquel. Novos trabalhos devem ser feitos nessas regiões para prevenir e conscientizar moradores a respeito deste problema de saúde pública.
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação