O Ministério da Saúde estendeu a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos que tenha completado o esquema vacinal há cinco meses.
O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga, que garantiu haver quantidade suficiente de doses para abastecer as 38 mil unidades de saúde do país. O reforço será aplicado, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, mas caso haja falta dele, poderão ser administrados os da Janssen ou AstraZeneca.
Com a decisão, o Ministério da Saúde estima que 100 milhões de pessoas estarão aptas a receber a terceira dose, sendo mais de 15 milhões até o final do ano. Até então, o reforço da vacina era aplicado somente em idosos, profissionais da saúde e pacientes imunossuprimidos.
Ainda ontem, a Secretaria de Saúde de Pará de Minas informou ter recebido um comunicado da pasta estadual sobre a antecipação do prazo de aplicação da dose de reforço, de seis para cinco meses, para idosos e profissionais de saúde.
Esse prazo conta a partir da data de aplicação da segunda dose. Devido a essa alteração, a Secretaria de Saúde decidiu estender, até a próxima sexta-feira, o horário de funcionamento da Policlínica e do AME, que passam a receber o público para vacinação até às 18h.
A enfermeira Ana Clara Meytre traz mais detalhes sobre a vacina extra.
Com relação à imunização da dose de reforço de outros públicos, o Município ainda aguarda a chegada de mais doses e de orientações técnicas da Secretaria Estadual de Saúde. E Pará de Minas registrou sete casos de covid-19 no feriadão, segundo informação divulgada pela Secretaria de Saúde.
Já os acompanhamentos domiciliares subiram para 9, enquanto o número de internações caiu para dois. O total de óbitos na cidade permanece em 284, já há quase um mês.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação