Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Previsão de muita chuva em Pará de Minas hoje deixa a Defesa Civil em alerta

20/11/2021

O dia começou com um alerta à população de Pará de Minas. A cidade está inserida na região onde há previsão de chuva intensa para hoje, com volume de água que pode chegar a até 30 milímetros. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não está descartada a possibilidade de uma precipitação intensa em curto período, ou seja, pode chover bastante em, no máximo, uma hora, colocando em cheque o sistema de escoamento de água do município. 

Conforme o Jornal da Manhã divulgou na edição de ontem, a prefeitura e a Defesa Civil estão cientes das previsões meteorológicas e vão monitorar os pontos de maior risco de alagamentos em Pará de Minas. 

O receio é repetir o que aconteceu no último dia 10, quando um temporal causou vários estragos pela cidade, com a inundação de casas e comércios e até o rompimento da lagoa do Bariri II.

Inclusive, a possibilidade de um novo rompimento é temida por muitos moradores, especialmente os que residem próximos a lagoas. É o caso, por exemplo, de Jésus Gomes do Amaral, morador da parte baixa da rua Getúlio Lara Amorim, no São Cristóvão, numa área próxima ao conhecido Córrego do Geraldo.

Em entrevista ao JM, o idoso admitiu preocupação com a chuva e com as condições da barragem do córrego. 

Jésus Amaral foi um dos moradores que receberam ajuda da prefeitura com o aluguel social, mas disse que está com dificuldades em encontrar um imóvel para alugar. 
Em resposta ao questionamento do morador, o secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano, tranquilizou Jésus e demais paraminenses, destacando a redução do volume de água das lagoas e a estrutura do barramento.

E diante da previsão de chuva e da possibilidade de que ela ocorra de forma intensa e em curto espaço de tempo, as autoridades municipais orientam a população a ter cuidados com a rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos. 
Em situações extremas, as pessoas devem procurar abrigo seguro e manter distância de encostas e torres de transmissão.

Além de orientar, o Município também pede para que a população evite colocar lixo na calçada em horários em que o caminhão não passará e restos de material de construção que podem ser levados pela água e entupir as bocas de lobo. 
Vale lembrar, ainda, que o alerta feito a Pará de Minas também vale para cidades vizinhas, como Itaúna, Igaratinga, São José da Varginha, Pequi, Pitangui, Onça de Pitangui e Florestal.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis