Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Tema da redação do Enem derruba candidatos, mas educadores gostaram

22/11/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Sempre marcado por temas totalmente inesperados pela maioria dos candidatos, o Enem continua surpreendendo com suas redações e ontem não foi diferente.

A maioria dos candidatos esperava por assuntos relacionados à saúde, como consequência da pandemia da covid-19, mas o tema escolhido causou impacto: ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'.

A proposta de dissertação, que vale mil pontos na disputa por uma vaga nas universidades públicas do país, exigiu muito esforço dos candidatos. Primeiro eles tiveram que vencer a surpresa e depois se concentrar no texto.

Alguns desistiram da prova no meio da tarde, por volta das 15h30, enquanto os outros só começaram a deixar as salas por volta das 17h30 mas com um semblante carregado, depois de tanto esforço mental.

O Jornal da Manhã conversou com vários candidatos que prestaram o exame em Pará de Minas e eles foram unânimes em admitir a surpresa pela redação. Beatriz Fernandes Teodoro, já na terceira edição do Enem, falou da dificuldade:

Os amigos Ana Clara Alves e Caíque Vasconcelos Cordeiro disseram que nunca pensaram nesta possibilidade:

Mas apesar da dificuldade apontada pela maioria dos candidatos, o tema da redação foi muito elogiado por educadores. Eles consideraram positiva a manutenção do padrão de abordagem dos direitos humanos.

Segundo especialistas, é um assunto bem atual já que muitas pessoas no Brasil ainda não conseguem acesso ao registro civil, que é um direito tão básico e infelizmente não é garantido a todos.

Além da redação, os candidatos fizeram provas de ciências humanas e Linguagens. Ao todo, eles tiveram cinco horas e meia para o texto e as respostas das 90 questões objetivas. Elen Gomes e Naiara Abreu não consideraram as provas muito difíceis:

Pará de Minas teve nove pontos do Enem ontem, que funcionaram nas escolas Torquato de Almeida, Governador Valadares, Ademar de Melo, Ângela Maria de Oliveira, Fernando Otávio, Dona Cotinha, Pereira da Costa, Caic e na Fapam. 
Para facilitar a localização, os candidatos que vieram de cidades vizinhas fizeram provas nas escolas centrais.

No próximo domingo (28), o Enem chega ao fim com as provas de matemática e ciências da natureza. E do total de 3.109.762 candidatos, o Enem teve 26% de abstenção no país, índice semelhante ao dos anos anteriores. Segundo a Polícia Federal, ao longo dia foram cumpridos 27 mandatos de prisão, mas eles não tinham relação com o exame. Os suspeitos estavam envolvidos a tráfico de drogas, roubo, estupro e sequestro. 

Fotos: Myrtes Pereira/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis