Após os transtornos causados pelas fortes chuvas que caíram sobre Pará de Minas nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano colocou em prática uma medida de prevenção a fim de evitar expor cidadãos aos riscos das inundações.
Placas de advertência sobre a possibilidade de alagamentos estão sendo instaladas em locais considerados como pontos críticos.
A sinalização recomenda evitar o trânsito nessas áreas em caso de chuva forte devido ao risco de inundação e, que, em uma eventual emergência, acionar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.
De acordo com o secretário Dimitri Morais, a iniciativa foi tomada em conjunto com a Defesa Civil. Ele destacou alguns pontos onde as placas serão instaladas e pede para que a pessoas fiquem atentas à sinalização.
A instalação das placas começou ontem e o trabalho deverá se estender até a próxima semana. Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano também informou que uma equipe de fiscais está percorrendo a cidade para apurar possíveis irregularidades em canteiro de obras.
O objetivo é evitar que entulhos e restos de materiais de construção sejam levados pela chuva e entupam os bueiros, provocando ou agravando ainda mais os alagamentos.
O valor da multa por essa infração mencionada pelo secretário é de quase R$ 900.Além dessas medidas municipais, Dimitri recomenda a população a consultar informações sobre a previsão do tempo para evitar surpresas desagradáveis com chuvas mais intensas que podem cair sobre a cidade. Lembrando que, em qualquer caso de emergência, o cidadão pode acionar o Corpo de Bombeiros, no 193, ou a Defesa Civil, no 199.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação