A Câmara de Pará de Minas aprovou projeto de lei que dispõe sobre a presença das doulas nas maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde do município.
O projeto, de autoria da vereadora Márcia Marzagão, foi justificado pela necessidade de humanização dos partos, garantindo mais segurança e conforto às gestantes.
E esse apoio virá então das doulas, que são mulheres, devidamente preparadas para acompanhar a gestante antes, durante e depois parto. Apesar de não serem profissionais de saúde, elas recebem todo o treinamento para estar ao lado da mulher no momento de dar a luz.
A vereadora lembra que há alguns anos o Hospital Nossa Senhora da Conceição chegou a oferecer o serviço, através da atuação de doulas voluntárias. Mas, mesmo com resultados positivos, a atividade não foi adiante.
Segundo Márcia, a nova lei chega com o intuito de garantir que o serviço seja oferecido de forma regular, sem o risco de ser suprimido por qualquer força.
O texto legal garante a atuação das doulas nos ambientes de saúde e prevê, inclusive, o material de trabalho a ser portado por estas mulheres no acompanhamento das gestantes, como bola de exercício físico, bolsa de água quente, óleos para massagem e equipamentos sonoros. O projeto agora segue para sanção do prefeito Elias Diniz.