Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Menores de 18 anos devem ficar atentos às regras especiais para viajar desacompanhados

24/12/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Já tem muita gente preparando a viagem de férias com a família, alguns inclusive já devem passar as festas de Natal e Ano Novo fora de casa. Para quem é maior de 18 anos ou vai viajar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, está tudo ok, basta arrumar as malas e seguir viagem.

Mas para os menores que pretendem viajar sozinhos, além da autorização dos pais, é preciso observar algumas orientações importantes. No Brasil, o trânsito de menores desacompanhados é permitido, mas existem exigências a serem cumpridas antes do embarque.

Pra viajar sozinhas ou acompanhadas por um adulto sem grau de parentesco, a criança ou adolescente que tenha menos de 16 anos, precisa apresentar uma autorização emitida por um juiz da Vara da Infância e da Juventude. 

Este documento também pode ser escrito pelos pais ou responsáveis legais e ser baixado pela Internet. Nesse caso a autorização precisa ser reconhecida em cartório. 

Se a criança ou adolescente estiverem acompanhados de um parente até terceiro grau, deve ser apresentado um documento que comprove o grau de parentesco. 

Para os maiores de 16 anos, não há necessidade de autorização para viagens no território nacional. Mas quando a viagem for para outro país, a autorização judicial é obrigatória, tanto para as crianças quanto para os adolescentes menores de 18 anos. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com




Veja também



Início  5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis