Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Chance de extintor voltar a ser obrigatório em veículos anima empresários

24/12/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O extintor para carros deixou de ser obrigatório desde 2015, após a publicação de uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que revogou a obrigatoriedade para veículos comuns como automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

Com essa decisão, as empresas que se dedicavam à produção e substituição periódica do equipamento de segurança, viram suas receitas despencarem nos últimos 7 anos.

Volta e meia o assunto reaparece nos debates políticos, reascendendo a defesa sobre a importância do extintor veicular. Há, inclusive, rumores de que a obrigatoriedade possa voltar a partir do ano que vem. Este é um dos temas que podem aparecer na próxima reunião da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Por enquanto não há nada de oficial, mas o assunto já deixou muita gente interessada, como os empresários do setor, e até preocupada, como no caso dos proprietários de veículos que já vislumbram mais um gasto pela frente. 

O empresário Washington Alves Martins Moura, da Extimpar, está no ramo dos extintores há mais de 30 anos, em Pará de Minas, e desde 2015 vem registrando queda de até 60% em seus rendimentos. 

Segundo ele, as perdas só não foram maiores porque muita gente, mesmo sem a obrigatoriedade, decidiu manter os extintores em seus carros e caminhonetes. 

Washington defende a manutenção do extintor no interior dos veículos, já que representa mais segurança para o motorista e seus passageiros, para o caso de um princípio de incêndio. 

Em Pará de Minas, extintores veiculares custam, em média, R$ 110, e contam com 5 anos de validade. No caso da Extimpar, fundada em 1988 pelo empresário Geraldino Cândido Moura Filho, além do equipamento para carros, a empresa também se dedica à execução de projetos de combate a incêndios, exigidos pelo Corpo de Bombeiros para empresas e outros estabelecimentos. 
E para acompanhar as mudanças no mercado, a empresa ampliou sua atuação para o segmento de comunicação visual.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis