Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Última semana do ano promete ser de troca de presentes. Saiba qual o direito do consumidor nessa prática

27/12/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Embora não funcione mais em horário especial, o comércio de Pará de Minas deverá ter movimento na última semana do ano. O motivo é a troca dos presentes recebidos no Natal. Aquela blusa que não serviu, o modelo do sapato que não agradou ou um mesmo presente recebido em dose dupla. São diferentes motivos que levam os consumidores a procurarem as lojas para trocar os produtos e levar para casa algo que será de seu agrado. 

Esse comportamento de trocar uma mercadoria no comércio físico é típico e rotineiro a cada data comemorativa. Contudo, mesmo sendo tradicional, a troca não é um direito do consumidor. Mais uma vez o Procon alerta a população que nenhuma loja é obrigada a trocar um produto porque o cliente não gostou. Pela lei, esse procedimento só é obrigatório quando o produto apresentar algum defeito. 

Já para a mercadoria que tiver em boa condição de uso, a troca é realizada a partir de uma política de relacionamento da loja com o seu cliente, uma diretriz que a maioria dos estabelecimentos adota para não perder ou até mesmo ganhar novos compradores.

E ainda falando sobre vendas referentes ao Natal, o Procon de Pará de Minas já recebeu queixas sobre falsas ofertas na internet. Com o acesso cada vez maior e mais facilitado às tecnologias, algumas pessoas se deixam levar por promoções ilusórias. O coordenador do Procon, Bruno Souza, falou sobre o assunto.

O advogado do Procon aproveita o momento para alertar os consumidores quanto às negociações feitas via rede social. Segundo Bruno, as plataformas não são os melhores lugares para esse tipo de operação. 

Quem tiver dúvida sobre a legislação que abrange as negociações pela internet ou pelo comércio físico, pode recorrer ao Procon pelos diferentes canais de atendimento. No digital, o órgão atende pelo WhatsApp, no 99823-0169, e-mail procon@parademinas.mg.gov.br e no site parademinas.mg.gov.br/procon. O cidadão também pode ligar para os telefones 3231-9292 ou 3231-9226. O atendimento presencial acontece na rua Sacramento, 317, no centro de Pará de Minas. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Veja também



Início  10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis