O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 fará hoje a última deliberação de 2021. Mais uma vez, o encontro dos representantes será virtual e em pauta está a prorrogação por mais 30 dias do decreto 11.763, cuja vigência termina amanhã, dia 31 de dezembro.
O ponto mais importante do decreto a ser avaliado é a não obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. Essa medida foi tomada no final de novembro diante da melhora do cenário epidemiológico na cidade, com a redução do número de casos e de internações e do avanço da vacinação.
Contudo, embora os indicadores da pandemia no município ainda mostrem um certo controle da circulação do vírus, existe o receio da chegada da variante ômicron, cujos primeiros casos já foram confirmados em Itaúna e que tem apresentado maior poder de transmissão do que outras cepas.
De acordo com o procurador Jurídico de Pará de Minas, Hernando Fernandes, o assunto será debatido por todos os membros do comitê, sobretudo os que representam a área da saúde.
Independentemente da decisão final, Fernandes reforça a importância da população manter as ações preventivas, especialmente nesta época do ano.
Na oportunidade, o procurador também fez um pedido para que a população não deixe de se vacinar contra a covid-19. O avanço da imunização é um dos fatores avaliados pelo comitê, além de ser fundamental para o enfrentamento ao coronavírus.
Outro tema que também poderá ser debatido é o passaporte da vacina, documento que comprova que o cidadão está imunizado contra a covid-19.
O atual decreto não prevê a obrigatoriedade da apresentação desse passaporte em estabelecimentos, como bares, restaurantes e casas de show, mas a possibilidade de o município adotar essa medida já foi ventilada pelo próprio prefeito Elias Diniz em outras oportunidades.
A deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 será realizada virtualmente, por meio de votação no WhatsApp, com espaço para a manifestação de todos os integrantes. Ainda não há previsão de horário de quando o resultado será divulgado.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM