Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Deputado Inácio Franco defende a despoluição do Rio São João: é a salvação da Barragem do Carioca

15/01/2022

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Repercutiu muito a declaração do engenheiro e empresário de Pará de Minas, Júlio Guimarães Ferreira, a respeito da situação da barragem da Usina do Carioca que, nesta semana, correu risco de romper devido ao excesso de chuvas na região. Cobrando solução das autoridades e, principalmente, dos órgãos ambientais, ele denunciou que a barragem continua com riscos, independente das condições climáticas.

Júlio Ferreira conhece bem a área e afirma que existem duas situações gravíssimas na barragem, que exigem solução há muito tempo. A primeira é a concentração de aguapés, impedindo o escoamento da água pela área central. E a outra é uma passarela totalmente inapropriada, que foi construída sobre a barragem.

As duas situações já foram denunciadas às autoridades várias vezes. Já houve, inclusive, uma audiência pública feita em Pará de Minas, há dez anos, com representantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. O deputado Inácio Franco participou do encontro, na época, e foi procurado agora novamente pelo Jornal da Manhã para falar a respeito.

Ele confirma a existência de um laudo técnico, de posse do Ministério Público de Minas Gerais, assegurando o alto nível de segurança da barragem. 
Mas não deixa de admitir a gravidade da situação dos aguapés e diz que está levando o assunto novamente para a Assembleia, cobrando ação que começa pela necessidade de despoluição do Rio São João:

O deputado informou também que tem conversado com vários prefeitos da região, se inteirando dos prejuízos causados pelas chuvas, para a busca de soluções e possíveis recursos. Ele também tem ouvido produtores rurais que foram muito prejudicados:

E a meteorologia prevê uma trégua das chuvas nesse fim de semana aqui na região. Isso porque a atuação de um anticiclone irá dificultar a formação de nuvens de chuva. O esperado é que o dia seja quente, com máxima de até 34º.

Já para amanhã, é esperado que ocorra um aumento da nebulosidade com possibilidade de chuvas isoladas, mas as temperaturas seguem elevadas. Quanto à umidade do ar, a variação esperada é de 45% a 100%.

Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis