Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Reflexos das chuvas: verduras e hortaliças sobem nas bancas

17/01/2022

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

As consequências das chuvas já começam a fazer efeito no bolso do consumidor. O grande volume de água que caiu em boa parte de Minas Gerais afetou inúmeras produções de frutas, verduras e legumes, impondo um cenário difícil para o produtor e para quem consome os alimentos.

Por causa das safras perdidas e da dificuldade de escoamento do que sobrou, a oferta de alimentos não está conseguindo acompanhar a demanda, provocando aumento nos preços de verduras e hortaliças. 

Na Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas), alimentos como o tomate, por exemplo, tiveram aumento de até 275% na última semana. Outras verduras, como cenoura, batata e abóbora, também apresentaram altas expressivas, em alguns casos mais de 100%.

Na contramão da elevação dos preços, a qualidade não está das melhores. Antonino de Paulo da Silva, gerente do sacolão ABC Plus, informou que o momento é muito difícil. Os estabelecimentos estão se desdobrando para oferecer bons alimentos ao consumidor.

Em conversa com o JM, ele destacou os produtos que mais sofreram com os dias chuvosos.

Muitas frutas também não escaparam dos estragos:

Outro fator que dificulta o processo de colheita e distribuição dos produtos está nas más condições das estradas mineiras, principalmente em áreas rurais. Em várias regiões, as pistas foram tão danificadas que tiveram que ser interditadas.

Conforme divulgado pelo JM, a Emater realizou um levantamento dos estragos e o resultado confirmou prejuízos para mais de 127 mil produtores rurais. Os setores mais prejudicados foram o de produção de feijão, hortaliças, leite, além da piscicultura, avicultura caipira, pecuária de corte e suinocultura caipira.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis