Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Vacina da Pfizer é que vai iniciar a imunização infantil na cidade

17/01/2022

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Pará de Minas receberá nesta semana 460 doses da Pfizer para iniciar a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

A informação foi divulgada pela Regional de Saúde de Divinópolis, responsável pelos municípios da Macrorregião Oeste, da qual nossa cidade está inserida.

O primeiro lote de vacinas chegou à Regional no sábado e o processo de distribuição aos municípios já começou. Ao todo, serão entregues 7.260 unidades do imunizante às cidades que fazem parte da MacroOeste.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, informou que Pará de Minas está preparada para a aplicação das doses, mas aguarda a liberação dos protocolos estaduais que definirão o processo de vacinação. 

Magesty também comentou o atual momento da pandemia e fez importante alerta à população. O primeiro diz respeito às medidas preventivas. Ele pede que as pessoas não baixem a guarda quanto à prevenção. 
O secretário confirma o novo surto. A procura pelas unidades de saúde é maior agora do que no auge da pandemia, em 2021.

Vale lembrar que Pará de Minas mantém duas unidades sentinelas para atendimento das 16h às 20h, de segunda à sexta-feira, às pessoas que apresentam sintomas de alguma síndrome respiratória. 
As unidades são: AME, no Senador Valadares; e a UBS Nossa Senhora da Piedade, a antiga Policlínica, no centro. Nesta última unidade, o atendimento especial a esse público também ocorre aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

E embasado na afirmação de que a situação só não está mais grave que 2021 devido à vacinação, Magesty faz outro alerta. Para as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, ele pede que façam isso o quanto antes. Os imunizantes estão disponíveis na rede pública de saúde, bastando o cidadão procurar uma unidade com seu cartão de vacina e documento de identificação.

Segundo dados do vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde, em Pará de Minas mais de 74 mil pessoas acima de 12 anos receberam a primeira dose da vacina, o que corresponde a 92% deste público. 
Quanto à D2 e dose única, no caso da vacina da Janssen, foram mais de 67 mil doses aplicadas, representando 83% das pessoas com mais de 12 anos. Por fim, em relação à terceira dose, Pará de Minas aplicou mais de 12 mil vacinas, o que significa 15% do público.

E o governo de Minas mantém a perspectiva de que em duas semanas o pico de casos confirmados de covid-19 será atingido, devido à intensa capacidade de transmissão da variante ômicron. Não está descartada a possibilidade de novas restrições no Estado. Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, isso fatalmente acontecerá se crescer o número de internações em Minas.

Com a transmissão elevada do vírus, o conselho à população é buscar o reforço na imunização e manter o uso correto de máscaras, cobrindo nariz e boca. Já o Ministério da Saúde confirmou que a grande maioria dos internados em hospitais por covid é de pessoas não vacinadas contra a doença. O ministro Marcelo Queiroga admite que os imunizantes aplicados no Brasil tiveram papel importante na redução de mortes e de internações.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis