Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Sufoco nas unidades de saúde: chegada de pacientes dispara com o novo avanço da covid

19/01/2022

O número de pessoas infectadas pelo coronavírus em Pará de Minas continua crescendo de maneira expressiva. 

Segundo a última atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, entre segunda-feira e ontem, foram 91 novos casos confirmados. Esse número é quase duas vezes maior que o registrado em todo o mês de dezembro, quando a cidade teve 53 pessoas contaminadas.

Ainda de acordo com o boletim, a quantidade de pacientes em isolamento domiciliar também aumentou, saindo de 339 para 409. Mas o contingente de pacientes recuperados também cresceu, com mais 21 pessoas totalmente recuperadas, enquanto o número de mortes continua inalterado, com 285 óbitos desde o início da pandemia.

Esses dados só reforçam o quanto a covid-19 voltou a ganhar território em Pará de Minas, com um cenário de mais contaminações que o registrado no auge da pandemia, entre fevereiro e abril do ano passado. O motivo apontado é a presença da variante ômicron, embora o Estado ainda não tenha confirmado.

Nas Unidades Básicas de Saúde, as equipes estão trabalhando intensamente para atender a demanda diária. Na USB CAIC, no bairro Santa Edwiges, a enfermeira Larissa Faria, contou como tem sido o dia a dia e as providências foram tomadas para atender melhor os pacientes.

A procura pelas UBS’s por parte de pacientes com sintomas leves de alguma síndrome respiratória, como covid e gripe, é uma orientação da Secretaria de Saúde para evitar que os casos se concentrem no Hospital Padre Libério, preservando a unidade para o atendimento dos casos graves.

Em casos de síndrome respiratória, o paciente pode procurar qualquer UBS da cidade e não apenas a que é considerada de sua referência, caso da unidade mais próxima de sua casa. Além disso, a secretaria também está com três unidades sentinelas funcionando em horário estendido, somente para pacientes com sintomas de doenças respiratórias.

São elas: UBS Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica), AME e UBS Walter Martins. 
Nessas unidades, o atendimento acontece das 16h às 20h, de segunda à sexta-feira. Já aos sábados e domingos, apenas a Policlínica está atendendo, das 8h às 17h.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis