O aumento dos casos de covid-19 em Pará de Minas está interferindo diretamente no número de leitos disponíveis para a população. Assim como está acontecendo em todo o país, o número de pacientes tem crescido também.
O último boletim do Hospital Nossa Senhora da Conceição confirma que a taxa de ocupação da UTI covid subiu para 35%. Já nos leitos clínicos, na mesma ala, a taxa voltou a ser de 90%.
Outro indicador de propagação acelerada do coronavírus no município está no boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. No intervalo de apenas 24 horas, foram confirmados mais 61 casos. O boletim confirma ainda 475 pessoas em acompanhamento domiciliar.
Uma novidade que agrada – estão em fase final os estudos conduzidos pela UFMG para produção de um teste rápido 100% nacional, contra a covid-19. Ele pode baratear e acelerar os exames.
Hoje, quase todos os testes vêm do exterior, além da matéria-prima. As pesquisas devem ser concluídas em fevereiro e em seguida a fabricação já poderá ser iniciada pela Fiocruz. Ao mesmo tempo, será protocolado na Anvisa o pedido de autorização.
Foto Ilustrativa: Prefeitura Municipal de Pará de Minas/Divulgação