A sexta-feira em Pará de Minas foi marcada por um tremendo susto com o desabamento de parte de uma casa na rua Leandro Ferreira, no bairro São Cristóvão. Por volta das 5h30, a laje da cozinha da dona Maria de Lourdes Nogueira, de 65 anos, desabou e deixou a idosa ferida. O barulho assustou a vizinhança e ao perceberem que a moradora da casa estava presa sob os escombros os vizinhos acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros.
Ao chegarem no local, os militares deram início aos trabalhos de escoramento da estrutura remanescente e retirada da vítima. A ocorrência foi apoiada pelo SAMU que, após a retirada da idosa, realizou o atendimento pré-hospitalar e o transporte dela até a Upa 24 Horas.
Segundo o SAMU, Maria de Lourdes, que estava sozinha na residência no momento do desabamento, estava consciente, com pressão arterial alterada, corte na parte de trás da cabeça e possível luxação no tornozelo esquerdo e punho direito. Nós tentamos contato com a UPA na tarde de ontem, mas não fomos informados sobre o estado de saúde da idosa.
A Defesa Civil Municipal esteve na rua Leandro Ferreira para avaliar o restante da estrutura e verificar se houve comprometimento de casas vizinhas. Até o fechamento desta reportagem, o órgão ainda não havia divulgado o balanço oficial dos trabalhos realizados.
O Jornal da Manhã apurou que a casa estava sob risco de desabamento há cerca de um ano, quando a estrutura foi vistoriada pelos bombeiros. O Município deve aguardar a melhora do quadro de saúde da idosa para tratar com ela alternativas de moradia.
Foto: CBMG/Divulgação