Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Divulgadas as obras que Pará de Minas receberá na compensação do desastre de Brumadinho

26/02/2022

Selecionadas as obras de reparação socioeconômica que serão executadas em Pará de Minas como compensação pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, tragédia ocorrida em janeiro de 2019. A definição foi feita pelos compromitentes do Acordo Judicial de Reparação, que são Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas. Além de Pará de Minas, outras sete cidades também tiveram os projetos selecionados, entre elas São José da Varginha e Florestal.

Foram aprovados três projetos para cada um dos municípios. Em Pará de Minas, a Vale deverá executar a pavimentação asfáltica em diversas vias, troca do parque iluminotécnico e reforma e ampliação do Hospital Padre Libério, no Senador Valadares. Para Floresta, as obras a serem realizadas são construção, ampliação e reforma dos prédios do setor da saúde, construção da estrutura de drenagem e manejo das águas da chuva e reforma e limpeza da barragem do Complexo Turístico Sinval Ribeiro de Oliveira. 

Já São José da Varginha será contemplada com a construção de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras), construção de pontes e melhorias em vias públicas urbanas e rurais e reforma e ampliação das escolas e creches municipais. Todos esses projetos foram definidos após a Consulta Popular e somam-se aos 78 já selecionados na semana passada.

De acordo com o governo mineiro, o material foi encaminhado à Vale para detalhamento e posterior execução. Nessa avaliação, a mineradora vai contemplar: elaboração do planejamento, com apresentação do escopo, cronograma, custos estimados, riscos previstos, resultados esperados, indicadores, metas e marcos de entrega. 

A empresa terá 90 dias para apresentar aos compromitentes o material, podendo haver prorrogação caso haja fundamento, conforme o termo judicial. Após o detalhamento, os dados seguirão para a auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas.

A partir da manifestação favorável da entidade, poderão ser dadas as ordens de início, caso os projetos sejam considerados viáveis do ponto de vista técnico e financeiro. Vale lembrar que, dos mais de R$ 3 bilhões que serão custeados pela mineradora para as reparações nos municípios, cerca de R$ 83 milhões serão investidos em obras na região de Pará de Minas.

Foto Ilustrativa: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis