A polêmica em torno do funcionamento do comércio de Pará de Minas na terça-feira de carnaval ainda não terminou. Frustrados com a ausência quase que total dos consumidores, lojistas avaliam como desastrosa a tentativa de movimentar o varejo local.
Foi a primeira vez que os estabelecimentos comerciais abriram as portas na data mas a baixa adesão, somada ao fechamento dos bancos e repartições públicas, se mostrou ineficaz.
Os comerciantes também reconhecem que faltou entusiasmo na própria classe, já que mais da metade dos estabelecimentos não funcionou. A decisão de última hora também pesou, segundo muitas avaliações.
Roberto Baêta, gerente da Camargos Móveis Eletro, acha que faltou comunicação assertiva:
Kátia Aparecida, da loja Mil Utilidades, também citou a desorganização e a falta de união como complicadores da investida:
O presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), Milton Guimarães, já esperava pelo movimento fraco. Segundo ele, a falta de boas perspectivas foi o que levou mais de 60% dos lojistas a manter as portas fechadas no dia. E para evitar que a situação se repita no ano que vem, ele vai propor uma pesquisa com muita antecedência:
O consumidor, por sua vez, não manifesta muito interesse nas compras durante o período de carnaval. Segundo enquetes feitas pelos próprios lojistas, a maioria dos clientes prefere descansar no período. Sem falar que a data coincidiu com o final do mês, pegando o trabalhador de bolso vazio.