A Polícia Civil de Pará de Minas registrou boletim de ocorrência inédito na cidade e o fato serve de importante alerta para o empresariado. Trata-se de mais um entre os vários golpes envolvendo o pagamento de tributos por meio de boletos bancários.
A vítima foi a empresária Cláudia Araújo que, semanas depois de ter quitado os tributos referentes ao Simples Nacional, foi alertada pelo seu escritório de contabilidade que a guia estaria em aberto.
Ela contestou na hora, confirmando o pagamento por meio de um recibo, e foi nesse momento que a contabilidade identificou que o boleto teria sido raqueado na hora da impressão.
A comerciante torna o fato público a fim de alertar os contribuintes, antes que outras empresas sofram prejuízos do gênero. É que a maioria dos boletos chega de forma virtual, sendo impressa somente na hora do pagamento.
Na entrevista concedida ao JM ela relata como se deu a fraude e a surpresa da própria Polícia Civil de Pará de Minas:
E tem outro golpe do falso boleto de cobrança do Simples Nacional, mas este ainda não fez vítimas por aqui. Trata-se de uma cobrança indevida para todos os optantes pelo sistema. A orientação da Receita Federal é que a taxa apresentada pelos estelionatários não existe.