O Dia Internacional da Mulher é de comemorações e homenagens, mas também de reflexões e protestos contra a discriminação que parte da sociedade insiste em manter contra o sexo feminino. Manifestações pacíficas no mundo todo defendem mais respeito às mulheres, ao mesmo tempo em que incentivam a independência financeira delas, de modo que possam crescer profissionalmente e tomar distância de situações inconvenientes.
Uma das vozes que defendem a independência das mulheres vem da diretora do Fórum de Pará de Minas. Normalmente muito reservada e praticamente avessa a entrevistas, a juíza Zulma Edmeia de Oliveira Ozório e Goes abriu uma exceção para o Jornal da Manhã e surpreendeu com declarações que propõem muita reflexão sobre o tema.
Ela abriu a entrevista manifestando indignação contra o deputado Arthur do Val, conhecido por ‘Mamãe Falei’, filiado ao Podemos, de São Paulo. Em visita à Ucrânia, o deputado disse que as mulheres daquele país são fáceis porque são pobres.
Arthur do Val ainda comparou que a fila de refugiadas têm mais mulheres bonitas do que a fila da melhor balada do Brasil. As declarações dele se tornaram públicas a partir de áudios vazados por amigos, causando grande repúdio. A juíza Zulma Goes lamentou tamanha vergonha para os brasileiros:
Apesar da grande decepção com a realidade enfrentada por muitas mulheres, a juíza Zulma Goes mantém a esperança de uma mudança no olhar da sociedade. E não escondeu que no início da carreira também enfrentou preconceitos:
Doutora Zulma defende movimentos coletivos em favor das mulheres, afirmando que eles oferecem boa sustentação para as lutas que ainda vão se estender por anos a fio já que, infelizmente, muitos homens ainda não suportam mulheres empoderadas. E dá um conselho importante, sobretudo para as novas gerações, ao defender a independência financeira e cultural delas:
A juíza Zulma Goes trabalha na Comarca de Pará de Minas há mais de trinta anos. Antes da magistratura ela exerceu os cargos de Oficial de Justiça, Analista Judiciária e Promotora de Justiça. Definiu sua conduta de vida como uma pessoa muito dedicada à família e ao trabalho.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz/ Amilton Maciel