Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Assustado com crescimento do número de suicídios vereador cria programa de prevenção em Pará de Minas

06/04/2022

Pará de Minas acaba de ganhar um Programa de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito de acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes. A iniciativa é do vereador Cleber Gonçalves, o Clebinho do Lavajato.

Ele apresentou a proposta e recebeu apoio dos colegas, na aprovação do projeto. Clebinho ficou satisfeito com o reconhecimento sobre a importância da iniciativa, uma vez que a sociedade mais do que nunca precisa de apoio.

O que motivou a criação do programa é o crescimento assustador do número de suicídios, sem falar nas tentativas que triplicaram, principalmente entre jovens e idosos.

A expectativa do vereador é que, a partir de agora, o município de Pará de Minas volte os olhos ainda mais para essa situação. A partir de experiências compartilhadas com profissionais da área da saúde, ele fez revelações que chocaram:

O papel do programa de prevenção ao suicídio será o de ampliar a conscientização sobre o tema, capacitando cidadãos a identificar sintomas presentes e garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtorno psíquico. Pelo projeto aprovado, o referido programa será desenvolvido pela Secretaria de Saúde com a realização de eventos, divulgação de material educativo e várias outras ações.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de setecentas mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo esta a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS também detectou que a situação agravou desde o início da pandemia.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com




Veja também



Início  238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis