Na esteira da construção civil, as empresas especializadas na venda de pedras para acabamentos têm comemorado a retomada e o fortalecimento do setor. Em Pará de Minas não é diferente. Por aqui as tradicionais marmorarias seguem registrando boa movimentação, sobretudo no que diz respeito ao granito e ao mármore.
Entre os produtos mais procurados estão as pedras importadas, vindas de países como Espanha e Itália, que refletem a tendência dos projetos arquitetônicos da atualidade.
E chama atenção o fato delas estarem chegando ao Brasil a preços bem atrativos, segundo informou o empresário José Maria Neri, da Marmoraria Paraíso. Segundo ele, as pedras europeias estão com preços até melhores que as nacionais, o que acelera ainda mais a venda delas.
Agora em relação a ardósia, que em décadas passadas foi a preferida nas construções, José Maria confirma que esse tipo de revestimento foi deixado de lado. O preço mais alto e o uso inadequado dessa pedra, prejudicaram a comercialização dela no Brasil.
Já em relação ao mármore e ao granito, inclusive os importados, José Maria destaca que os profissionais da construção civil em Pará de Minas sabem manuseá-los com maestria. Ele entende que a habilidade dos operários, unida ao bom gosto e a sofisticação cada vez maior dos projetos arquitetônicos, garantem a beleza e o sucesso da obra.