Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Confusão em restaurante: cliente se recusa a pagar a taxa de desperdício e o Procon entrou em ação

09/05/2022

Sufocados pela escalada dos preços dos alimentos, muitos comerciantes passaram a anunciar em seus estabelecimentos a cobrança de uma taxa de desperdício para o caso do cliente deixar comida no prato. Segundo levantamento feito pelo JM, as taxas criadas pelos comerciantes do setor variam de R$3,00 a R$7,00.

Eles justificam a iniciativa diante da grande quantidade de comida que está indo para o lixo. 
E os prejuízos decorrentes dessa falta de censo do consumidor aumentaram agora, já que os preços dos legumes e verduras estão nas alturas, sem falar na disparada da carne e dos outros alimentos.

Mas a cobrança da taxa de desperdício vem gerando polêmica na cidade. Os consumidores reconhecem que a estratégia está sendo usada para diminuir os custos dos restaurantes, mas não concordam com o pagamento. E essa divergência tem gerado discussões na cidade. Na semana passada, inclusive, por pouco um cliente não chegou às vias de fato com o gerente do estabelecimento.

As testemunhas ficaram divididas entre a razão do dono do bar e o consumidor, mas foi o Procon quem decidiu a questão. O coordenador do órgão, Bruno Souza, reconhece os prejuízos causados pelo desperdício, mas diz que a taxa é ilegal:

Embates como este têm acontecido em todo o país, tanto nos estabelecimentos que comercializam alimentos como na própria casa do consumidor. Levantamento feito pela Embrapa, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que cada família brasileira desperdiça cerca de 350 gramas de comida por dia.

O campeão do desperdício é o arroz, depois da carne bovina, o feijão, a carne de frango, os vegetais e as frutas. A realidade é entristecedora, diante de um país onde tanta gente ainda passa fome.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis