O aprendizado na Escola Municipal de Música Geraldinho do Cavaquinho tem superado o objetivo musical, contribuindo para a qualidade de vida, da saúde mental e social dos estudantes.
A boa avaliação vem da diretora Walkíria Salgueiro Moreira, que tem observado um comportamento diferente dos alunos desde que Pará de Minas autorizou a retomada dos estudos presenciais.
A interação social vem acontecendo até com mais intensidade do que no período de pré-pandemia. Nos corredores da escola ou mesmo do lado de fora, a permanência dos estudantes cresceu, fortalecendo os vínculos de amizade.
Walkíria lembra que a música e a presença é o que tem salvado muitas pessoas da solidão e de outros males comuns nos tempos atuais.
Além das aulas e dos encontros nos corredores, os estudantes também comemoram o retorno dos eventos presenciais, caso dos recitais, e do Papo Musical, que deve voltar a acontecer em breve, com convidados especiais.
Outro momento que tem feito sucesso na Escola de Música é a Camerata de Violões e o Grupo de Teclados, que reúne alunos de diversos níveis de aprendizado para uma aula em conjunto.
Nestes encontros os veteranos acolhem os mais novos para troca de ideias e experiências, produzindo boa música e muitos vínculos de amizade. Devido ao sucesso, os organizadores já pensam em promover eventos abertos para apresentar ao público o resultado das aulas conjuntas.