Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Prevenção ao suicídio ganha programação especial na cidade

23/05/2022

O Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida suspendeu temporariamente a programação de entretenimento e de humor, na manhã do último sábado, para tratar de um assunto muito sério e urgente – a “Prevenção do Suicídio e Abordagem Humanizada”. 

A palestra foi promovida pela Atenção Psicossocial da Prefeitura de Pará de Minas e destinada aos profissionais da área da saúde e também aos socorristas que atuam na cidade.

O convidado para ministrar o conteúdo foi o psicanalista do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Diógenes Martins Munhoz, especialista na área de Suicidologia. 

Durante a palestra ele direcionou o público para as melhores formas de abordagens voltadas para a vida. Em conversa com o JM, Doutor Diógenes deu ênfase à importância de se falar sobre o suicídio e a crescente preocupação com o tema, por parte dos órgãos de saúde pública no país.

Sobre o possível aumento do número de suicídios e tentativas e autoextermínio no pós-pandemia, o especialista destaca que todas as explicações para o momento atual não passam de especulações: 
Ele também deixou bem claro que não existe uma “tendência ao suicídio”, mas transtornos ou questões que podem levar a esta situação. 

Doutor Diógenes deixa como principal mensagem, tanto para os profissionais da saúde como para a população em geral, que a melhor abordagem ou tratamento ideal para as pessoas que vivem situações de desespero, não está no consultório e sim nas boas relações e no acolhimento.

O especialista foi muito aplaudido pela plateia, já que os ensinamentos contribuíram bastante para a formação de quem lida com estas situações quase que diariamente. São profissionais como Cristiano Xavier Paulino, condutor socorrista do SAMU. Segundo ele, os casos em Pará de Minas têm aumentado, exigindo uma capacitação mais específica sobre o tema: 

Para quem não assistiu à palestra, é possível acompanhar os conteúdos relativos ao tema através do perfil do Doutor Diógenes no Instagram (@diogenes.munhoz) ou buscando informações nas unidades de saúde espalhadas pelo município. 

Fotos: Reprodução/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis