Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Instituto fantasma em Pará de Minas? Quem é o homem que está à frente dele? E por que alvará foi liberado no mesmo dia?

25/05/2022

De um lado a Câmara de Pará de Minas. Do outro, o Ministério Público, representado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca. E no meio dos dois órgãos uma denúncia grave, feita pelo Observatório Social de Pará de Minas, mais conhecido pela sigla de OSB. Todos os vereadores e a promotora Juliana Salomão receberam cópias da documentação que o OSB se embasou para formalizar a denúncia.

O Observatório justifica que passou o problema para frente por não possuir as prerrogativas necessárias ao prosseguimento das investigações. 
O caso envolve suspeitas sobre a atuação de uma entidade denominada Instituto Hotfe. Segundo consta na documentação, este instituto teria sede na Rua do Cruzeiro, nº 68, no centro de Pará de Minas. 

Acontece que este é o endereço do Hospital Nossa Senhora da Conceição e a diretoria desconhece qualquer instituto em suas dependências. A única informação que se tem é que uma pessoa, cujas iniciais são M.A.A.S, teria proposto, tempos atrás, o funcionamento do Hotfe no local, o que foi negado imediatamente.

De lá pra cá, ninguém mais ouviu falar do assunto que ressurge agora cheio de situações a serem desvendadas. O OSB só tomou conhecimento disso porque recebeu denúncia recente e a partir dela levantou várias informações. Uma delas é que o Instituto Hotfe recebeu recursos da Assembleia Legislativa de Minas, através de emendas parlamentares e, segundo informações, elas teriam sido repassadas para o caixa da Prefeitura de Pará de Minas, num montante de R$400 mil.

O OSB identificou em suas investigações a ausência do cumprimento de obrigações específicas demonstrando os serviços prestados pelo Instituto Hotfe. Não houve clara definição do Plano de Trabalho dele. Outro fato que chama atenção é a celeridade com que a prefeitura concedeu o alvará de funcionamento sanitário para o Hotfe. O requerimento foi protocolado em 30 de maio de 2019 e deferido no mesmo dia, com a emissão do alvará.

O OSB apurou a existência de um pequeno processo onde sequer constava o laudo de vistoria ou visita ao local, sendo que se trata de uma instituição de saúde que tem definida como principal atividade o exercício de medicina ambulatorial, com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.

Diante dessas denúncias e suspeitas pesadas, a Comissão de Saúde da Câmara anunciou que vai investigar o assunto, inclusive, já está convocando várias pessoas que estariam ocupando cargos na área da saúde em 2019, além de profissionais administrativos. O Ministério Público ainda não emitiu parecer.

A Prefeitura de Pará de Minas também não se manifestou e quanto à pessoa que se apresentou como representante do Instituto Hotfe, ninguém sabe o seu paradeiro. Segundo informações, ele teria residência em Belo Horizonte, mas ninguém teve acesso ao endereço. 




Veja também



Início  222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis