A agência da Receita Federal de Pará de Minas divulgou o balanço da entrega de declarações do Imposto de Renda 2022, ano-base 2021.
Assim como aconteceu em nível nacional, o número de declarações entregues foi além do esperado. A agência estimava receber 15.200 declarações, mas o sistema processou 15.672, cerca de 4% a mais.
O que não surpreendeu foi o ritmo de entrega, pois novamente boa parte dos contribuintes deixou para fazer a declaração na última hora.
Outro fato previsível, segundo o chefe da repartição, Luciano Mendonça, foi a sobrecarga no site do órgão federal devido à grande demanda:
Quem não declarou os rendimentos no prazo será automaticamente multado pela Receita Federal, podendo ter o CPF cancelado. E para quem declarou e aguarda a liberação dos lotes de restituição, o chefe da Receita em Pará de Minas explica quando eles serão disponibilizados.
Com relação aos números da destinação do imposto para os Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso, o Fisco ainda está contabilizando. A expectativa é positiva, tendo em vista que, em 2021, a arrecadação em Pará de Minas foi superior a R$ 122 mil, um crescimento de mais de 73% na comparação com o ano anterior.