A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que trata da defesa de crianças e adolescentes em Pará de Minas. De autoria do vereador Cleber Gonçalves, o texto institui o mês de julho como o período de maior prevenção, conscientização e combate à autolesão dos menores.
A proposta dele é que o assunto seja amplamente debatido junto à sociedade, especialmente no ambiente escolar e nas entidades sociais frequentadas por esse público.
Ao sustentar o argumento de que Pará de Minas precisa olhar de frente e rapidamente para esse problema, Clebinho disse que o avanço tecnológico, sobretudo as redes sociais, têm deixado os jovens ainda mais vulneráveis aos assuntos inapropriados.
E as consequências aparecem no lado emocional que, quando extremamente abalado, são capazes de provocar autolesões e suicídios. Durante a justificativa, o vereador citou a informação preocupante de uma pedagoga que está acompanhando o crescimento desses casos na cidade:
A gravidade da situação, segundo Clebinho, também foi confirmada por uma assistente social que vive o problema diariamente:
O projeto foi aprovado por unanimidade de votos e entre as várias manifestações de apoio, chamou atenção o depoimento do vereador Serginho do JK. Quando ainda estava na ativa, como policial lotado na 19ª Cia de Pará de Minas, ele chegou a socorrer um jovem que tirou a própria vida influenciado pelo desafio da Baleia Azul:
Os vereadores Toninho Gladstone e Márcio Lara também se manifestaram:
O projeto também propõe a busca de parcerias com os órgãos responsáveis pela proteção dos direitos da criança e do adolescente para o desenvolvimento de ações importantes em defesa dos grupos mais vulneráveis.