Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Agora é oficial: suspeita da varíola dos macacos está descartada em Pará de Minas

01/07/2022

A Secretaria Municipal de Saúde descartou oficialmente a infecção da varíola dos macacos que era investigada em Pará de Minas. 

Falando ao Jornal da Manhã, o secretário Wagner Magesty explicou que o caso foi descartado pela Vigilância Epidemiológica Municipal e será oficializado em nível estadual nos próximos dias, pela Secretaria de Estado de Saúde.

A notificação envolveu um adolescente de 14 anos que apresentou febre e erupções na pele. O fato se deu há quase dois meses, configurando-se na suspeita da doença. 

Conforme o Jornal da Manhã já divulgou, tão logo a secretaria de saúde tomou conhecimento do assunto, buscou informações com a família e descobriu que o adolescente não havia sido vacinado contra catapora, indicando que os sintomas apresentados poderiam ser dessa infecção.

Magesty se mostrou aliviado pelo caso negativo da varíola dos macacos e explicou quais os próximos passos para o caso ser descartado pelo governo estadual:

Ainda segundo Magesty, não foi realizada a sorologia no paciente uma vez que ele procurou a saúde pública após o décimo dia do início dos sintomas, não havendo, portanto, critério para fazer o procedimento. Com isso, não se pode confirmar nem se realmente o adolescente teve catapora, como se suspeitava. 

Em Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou apenas um caso de varíola dos macacos até o momento. Trata-se de um homem de 38 anos, que estava na Europa no período de 11 e 26 de junho. Outros dois casos continuam sendo investigados, em Juiz de Fora e Varginha. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são 37 casos confirmados, sendo 28 em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, dois no Rio Grande do Sul e um em Minas Gerais. 

Segundo a pasta, os sintomas iniciais da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. Lesões na pele se desenvolvem primeiramente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os genitais. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com




Veja também



Início  209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis