O Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida sediou ontem o Encontro Regional de Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e reuniu representantes de várias cidades da região, entre elas Araújos, Bom Despacho, Divinópolis, Conceição do Pará, Igaratinga, Nova Serrana, Papagaios, São Gonçalo do Pará,
Um dos convidados especiais foi o promotor André Tuma, de Uberaba, que fez uma palestra sobre o tema “Conselho Tutelar e sua relação institucional com o Sistema de Garantia de Direitos”.
Além da palestra, o evento também foi importante para a troca de experiências e busca de informações sobre as formas de atuação junto ao público alvo.
O Fórum Mineiro dos Conselhos Tutelares de Minas Gerais também marcou presença no encontro, através do representante Carlos Guilherme da Cruz. E ele fez uma boa avaliação do evento e da receptividade dos paraminenses.
Em conversa com o JM, Carlos Cruz também comentou os obstáculos enfrentados pelos Conselhos Tutelares para que eles possam cumprir com mais efetividade o seu papel social. A falta de estrutura e de capacitação técnica e intelectual estão entre os maiores problemas:
E ainda tem a falta de apoio governamental, tanto por parte do Estado quanto da União.
O próximo encontro dos conselheiros acontecerá em Matozinhos, nos dias 20 e 21 de julho, com o Congresso Estadual, em envolvendo todas as regiões mineiras.