As eleições de outubro, em Pará de Minas, contarão com as novas urnas eletrônicas, modelo 2020. Com formato um pouco diferente do modelo antigo e com tecnologia mais avançada, o equipamento chega para facilitar o pleito na 202ª zona eleitoral.
Quem traz a novidade é o chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas, Moisés Januário da Silva Almeida. Ele apresenta as vantagens do novo equipamento e garante que a confiabilidade no processo será mantida.
Moisés também conta que por ser mais compacta, a Justiça Eleitoral ganha com espaço para armazenamento. Também ganham os mesários, já que a nova tecnologia não conta com teclado físico. Digitalizado, ele deve facilitar o trabalho nas sessões eleitorais. Moisés lembra ainda que mesmo com novo formato e tecnologia, a urna não conta com nenhum tipo de conexão externa, o que garante a segurança do sistema da Justiça Eleitoral.
Segundo ele, quem mais ganha com a modernização é o próprio eleitor, que participa da festa da democracia de forma segura, com mais rapidez e segurança.