O período de férias escolares, quando mais famílias viajam para aproveitar os dias de descanso dos filhos, liga o sinal de alerta da rede pública de saúde quanto aos casos de síndrome respiratória.
No inverno já é natural a ocorrência maior desse tipo de problema, mas como ainda estamos em pandemia e com a circulação de subvariantes do coronavírus pelo país, existe a preocupação de aumento de exames positivos nas últimas semanas de julho, quando os viajantes voltam para casa.
O secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, admite essa possibilidade, por isso, pede para que as pessoas não deixem de se vacinar, pois somente assim evitarão o agravamento da doença em caso de contaminação.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, das 7h30 às 15h30. Já na UBS Nossa Senhora da Piedade, a antiga policlínica, e UBS Walter Martins, as doses são aplicadas entre 8h e 19h.
Segundo o Vacinômetro do Estado, a terceira dose, considerada também como primeiro reforço, para pessoas acima de 18 anos, foi aplicada em mais de 64% do público. Já a quarta dose, ou segundo reforço, foi aplicada em 0,14% das pessoas com mais de 40 anos.
E sobre a atualização do Boletim Epidemiológico de covid-19, Pará de Minas registrou mais 76 casos confirmados de coronavírus, chegando a 15.501 exames positivos. Dois pacientes continuam internados e 123 estão sendo acompanhados em casa. O número de óbitos permanece em 303.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação