Começa a ser emitida nesta semana a nova Carteira de Identidade. A novidade é considerada uma opção mais completa e chega com a promessa de padronizar a identificação dos brasileiros.
De acordo com a Receita Federal, o serviço terá início pelo Rio Grande do Sul, a partir de amanhã. Em seguida serão iniciados os processos de emissão do novo documento no Acre, Distrito Federal, Goiás, Paraná e em Minas Gerais.
Com a nova identidade, o número do RG antigo deixa de existir e apenas o do Cadastro de Pessoa Física (CPF) será considerado. Por isso, para solicitar o novo documento será necessário regularizar o CPF junto à Receita.
Segundo o Governo Federal, o objetivo da medida é mesmo o de unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Atualmente, cada região brasileira tem autonomia para a emissão, sem qualquer conexão entre os estados. Por isso, na prática, é possível que uma pessoa tenha várias identidades ao redor do Brasil, situação que será solucionada com o novo modelo.
Mesmo com o início da emissão agora, não é preciso correr, e nem jogar fora o documento antigo. De acordo com a Receita, o RG atual terá validade ainda por 10 anos, período que será tratado como de transição, até que toda a população tenha condições de fazer as atualizações necessárias.
Foto: Reprodução/Governo Federal - Divulgação