Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Nova Lei de Registros facilita mudança de nome e sobrenome dos cidadãos

30/08/2022

Mudar de nome e sobrenome ficou mais fácil no Brasil, com a nova Lei de Registros Públicos. Ela permite que qualquer pessoa acima de 18 anos possa modificar o próprio nome diretamente no cartório de registro civil.

Os interessados não têm necessidade de justificar o motivo da mudança. Até a instituição da lei, a alteração sem justificativa prévia somente podia ser feita quando o cidadão completasse a maioridade ou após decisão judicial.

A nova lei permite alteração no nome de recém-nascidos, assegurando um período de 15 dias para que os pais possam mudar tanto o nome quanto o sobrenome da criança. Para isso, a alteração tem que contar com a anuência tanto do pai como da mãe.

Mudanças no sobrenome também foram incluídas na nova legislação. Dessa forma, abre-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo. Também é possível a inclusão ou exclusão de sobrenome em razão da filiação. Os cartórios já receberam uma cartilha com orientações sobre a nova legislação.

Foto Ilustrativa: pixabay.com




Veja também



Início  187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis