O recolhimento de material reciclável em Pará de Minas segue em expansão. Tanto a Associação dos Catadores (Ascamp) quanto os coletores independentes, têm trabalhado intensamente para dar conta da demanda.
O mesmo acontece em relação ao chamado “lixo eletrônico”. Com durabilidade cada vez menor, é comum as pessoas jogarem fora equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, optando por um novo ao invés do conserto.
Quem percebe este comportamento da população é João José da Silva, do Cermare, que é o Centro de Recolhimento de Material Reciclável, especializado no encaminhamento às usinas.
Segundo João José, peças como fogão, geladeira, liquidificador e tv, estão entre os equipamentos que mais são descartados pelos paraminenses. Ele também conta como é feita a triagem das peças e o encaminhamento às usinas:
Para encaminhar qualquer tipo de material eletroeletrônico para a Cermare, basta fazer contato com a empresa pelo 37/3236 0703, ou levar as peças até os pontos de coleta, também conhecidos em Pará de Minas como EcoPontos.