Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Balanço do Censo Demográfico mostra que 29% da população já foram entrevistados

05/09/2022

Quase 28 mil pessoas já foram ouvidas no Censo Demográfico 2022 em Pará de Minas. Os dados foram divulgados ao Jornal da Manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e representam cerca de 29% da população. 

O Censo Demográfico começou em 1º de agosto em todo o país com o intuito de coletar informações acerca das condições de vida da população brasileira que servirão de referência para o direcionamento de políticas públicas nos próximos anos. 

A pesquisa é feita a cada dez anos e deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada em virtude da pandemia de covid-19. Segundo o IBGE, o Questionário Básico conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela das residências é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. 

De acordo com o coordenador da pesquisa em Pará de Minas, André Felipe, o primeiro mês de trabalho foi produtivo, especialmente se levado em consideração os obstáculos enfrentados pelo IBGE com a desistência de quase a metade dos recenseadores contratados.

O IBGE não divulgou os números de quantos pessoas se recusaram a responder o questionário ou não foram encontradas em seus domicílios. André Felipe informou que essa situação tem ocorrido na cidade e também é considerada um desafio para a boa coleta dos dados. No entanto, ele garantiu que há uma estratégia para não deixar que essa recusa prejudique o Censo. 

Além da área urbana, os recenseadores do IBGE também estão percorrendo comunidades rurais que pertencem ao município de Pará de Minas. O IBGE espera que, com o início do trabalho dos novos recenseadores, os resultados sejam ainda melhores durante setembro, com a conclusão do Censo Demográfico dentro do prazo previsto, que é 31 de outubro. 

Em Minas Gerais, segundo o balanço apresentado pelo instituto, mais de 6 milhões de pessoas já responderam o questionário, enquanto que, no Brasil, mais de 63 milhões de pessoas participaram da pesquisa. 

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis