Termina na próxima sexta-feira (9), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Todas as unidades de saúde de Pará de Minas estão ofertando as doses para crianças e adolescentes que ainda não foram imunizados.
A vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças de um ano aos menores de 5 anos. Por sua vez, a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A principal preocupação em Pará de Minas é com relação à poliomielite. Menos de 50% do público-alvo foi vacinado neste ano, sendo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é chegar aos 95%.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e nos casos mais graves chega a acarretar paralisia nos membros inferiores. Foi o que aconteceu com o servidor público e atleta paralímpico, Markos Moura. Antes de completar o primeiro ano de vida, ele foi acometido pelo vírus.
E como vítima da doença, faz um apelo para que os pais não deixem de levar seus filhos para tomar a vacina, afinal, o imunizante é a principal forma de prevenção à pólio.
A poliomielite está erradicada no Brasil há mais de três décadas. Porém, nos últimos anos a cobertura vacinal diminuiu, abrindo espaço para um possível retorno do vírus ao país.
Isso aconteceu nos Estados Unidos em julho, com o registro do primeiro caso de poliomielite, desde 2013. Outros países europeus também estão preocupados com o retorno da doença. Para receber a vacina em alguma UBS, basta os pais apresentarem o cartão de vacina dos filhos.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM