As mulheres estão cada vez mais interessadas em conquistar independência e capacitação para o mercado de trabalho. Uma forma de avaliar este cenário é observar o movimento do público feminino na busca pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Diferente de décadas passadas, quando o volante era quase exclusividade dos homens, o jogo está virando a cada dia. Já é bastante comum parar num semáforo e perceber que a grande maioria de condutores de carros, motos e até veículos maiores é composta por mulheres.
Quem analisa este quadro é o instrutor de trânsito e proprietário da Auto Escola Nacional, Marcos Vinícius de Oliveira. Segundo ele, a conduta e a responsabilidade ao volante fazem com que o mercado de trabalho absorva mais a mão de obra feminina em cargos ligados ao transporte.
Outra questão que favorece a formação de condutoras em Pará de Minas é o aumento do número de instrutoras de trânsito e outras profissionais que atuam no processo de formação nas autoescolas.
Segundo Marcos Vinícius, elas já ocupam quase 60% dos quadros, o que facilita o acesso das mulheres que, de forma geral, se sentem mais seguras e confiantes ao fazerem aulas ao lado destas profissionais.
Perguntado sobre a procura pela habilitação em Pará de Minas de uma forma geral, o instrutor informou que cada dia mais as pessoas têm demonstrado interesse em conseguir a CNH.
Marcos Vinícius percebe que, além das condições facilitadas para pagamento de todas as etapas do processo de habilitação, o esforço e dedicação dos candidatos tem ligação com a ideia de liberdade que é bastante atrelada à conquista da carteira.
Outra situação que tem favorecido a formação de um número maior de condutores em Pará de Minas é a regularidade das bancas para aplicação dos testes. Os exames têm sido realizados semanalmente, quase que zerando as filas de espera que por muitos anos foi um grande problema na cidade.