Mesmo com a prorrogação das campanhas de vacinação contra a Poliomielite e da Multivacinação, que é voltada para atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, a cobertura ainda segue abaixo do índice preconizado pelo Ministério da Saúde.
O desinteresse dos pais em levar os pequenos até os postos de vacinação preocupa muito as autoridades, já que o prazo para aplicação das doses termina no próximo dia 30.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Pará de Minas, Wagner Magesty, por aqui a procura pelos postos tem sido mais satisfatória, diante dos índices apresentados em nível nacional. Ainda assim o resultado é bem distante do esperado para garantir a proteção dos jovens.
O secretário reforça a importância da vacinação e convoca novamente as famílias a levarem suas crianças e adolescentes às Unidades Básicas de Saúde, que estão devidamente preparadas para oferecer as doses.
Ao ser perguntado sobre os motivos de tamanho desinteresse do público pelas vacinas, Wagner culpa a disseminação em massa das fake news, que arranharam a credibilidade do sistema de imunização, muitas vezes colocando medo na população. Ele também alertou sobre o risco das pessoas consumirem conteúdos inadequados na internet, o que pode colocar em risco a saúde humana:
Lembrando que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) fazem aplicação das vacinas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.