A fim de garantir total segurança e transparência nas eleições, a Justiça Eleitoral em Pará de Minas divulgou instruções aos eleitores sobre o que prevê a legislação para o dia da votação.
O primeiro turno será neste domingo, dia 2 de outubro, com a abertura das seções eleitorais a partir das 8h. A previsão é que mais de 60 mil pessoas vão às urnas em Pará de Minas para escolher os representantes dos poderes Legislativo e Executivo em esferas estadual e federal.
O principal destaque é com relação ao uso de celulares em meio à era dos smartphones. Conforme o Jornal da Manhã já divulgou, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu os eleitores de entrar com o aparelho na cabine de votação.
Segundo o juiz eleitoral Antônio Fortes de Pádua Neto, a restrição já existia em lei. O que o TSE fez foi explicitar que os celulares devem ficar com os mesários no momento do voto. Ele deu mais detalhes sobre o que será permitido e pediu a compreensão do eleitorado.
O juiz Antônio Fortes também comentou a lei sobre as vestimentas. Como se sabe, no dia da votação é vedada a propaganda política, conhecida também como boca de urna, por isso, aqueles que quiserem usar a camisa do candidato devem se atentar para algumas regras.
Para cidadãos que perderam o título de eleitor e não tem o e-título baixado no celular, o juiz Antônio Fortes informou que os mesários aceitarão outro documento de identificação com foto. Contudo, algumas informações devem ser observadas antes de ir à seção.
O juiz Antônio Fortes de Pádua Neto é responsável pela 202ª Zona Eleitoral que, além de Pará de Minas, abrange as cidades de Onça de Pitangui, Pequi e São José da Varginha.
Ao todo, o eleitorado apto a votar nessa região é de 76.891 pessoas, sendo a maioria formada por mulheres – 52%. Ainda segundo números da Justiça Eleitoral, a faixa etária com maior número de eleitores é de 40 a 44 anos, seguida pelos adultos de 30 a 34 anos.
Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM