Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Quem são os eleitores de Pará de Minas? Como eles vão às urnas amanhã?

01/10/2022

Estamos a menos de 24 horas para o início das eleições gerais que irão definir os próximos deputados Estaduais e Federais, senadores, governadores e o presidente da República. Amanhã, a partir das 8h, os 40 locais de votação em Pará de Minas, seja na área urbana ou rural, estarão abertos para receber os eleitores. Ao todo, serão 225 seções eleitorais, que receberão as urnas eletrônicas de madrugada, numa operação que contará com a escolta da Polícia Militar.

O maior local de votação, mais uma vez, será a Escola Estadual Fernando Otávio, que abrange um eleitorado de 6.808 pessoas, com 18 seções disponíveis. Em seguida aparece a Escola Estadual Ademar de Melo, no bairro Santos Dumont, com 4.720 eleitores. Já o menor colégio eleitoral é a Casa da Cultura, no centro da cidade, com apenas 10 eleitores aptos à votação. Neste ano, segundo a Justiça Eleitoral, não haverá votação na Penitenciária Pio Canedo.

E por causa das reformas, as escolas da rede municipal Dom Bosco e Professor Geraldo Martins Ferreira e Melo não estarão abertas amanhã. Os eleitores da Escola Dom Bosco foram transferidos para o CMEI Padre Hernani e os da Escola Professor Geraldo Martins irão votar no Colégio São Francisco.

Em Pará de Minas, segundo dados da Justiça Eleitoral, estão aptas a votar 66.067 pessoas, sendo a maioria mulheres, 53%. A faixa etária com o maior número de eleitores é de 40 a 44 anos, com quase 7 mil pessoas. A campanha dos candidatos termina hoje em todo o país, e amanhã a propaganda eleitoral, conhecida como boca de urna, está proibida tanto para os candidatos quanto para seus eleitores. 

Por se tratar de uma regra prevista em lei, sua prática é considerada crime e o responsável pode ser preso de seis meses a um ano com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa. Só serão permitidas as manifestações individuais e silenciosas da preferência do eleitor por algum partido.

Dentro da sala de votação, a Justiça Eleitoral reforça a proibição do uso do celular. Antes de se dirigir à urna, o eleitor precisa deixar o celular com o mesário junto com o documento de identidade. Quem se recusar, não será autorizado a votar e a Polícia Militar poderá ser acionada. Com relação ao eleitor que perdeu o seu título e não baixou o documento digital, no aplicativo “e-título”, a Justiça permite que ele vote desde que apresente, na sua seção eleitoral, um documento de identificação com foto.

Uma das novidades neste ano é que a urna eletrônica liberará a confirmação do voto após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. 

O prazo de votação vai até às 17h. Se o eleitor estiver na fila no horário previsto para o fechamento das urnas, terá seu direito ao voto garantido. Mas quem chegar depois do horário limite não poderá votar. Vale lembrar que, neste ano, o horário de votação foi unificado em todo o país, portanto, a apuração dos votos começará a partir das 17h, horário de Brasília. Nas edições anteriores, os resultados só eram divulgados após o término do recebimento dos votos do Acre, último estado a concluir o processo de votação que ocorria conforme o horário local. 

Se você quer saber qual o seu local de votação, acesse o nosso site: radiosantacruzfmg.com.br e confira o arquivo completo disponibilizado pela Justiça Eleitoral sobre Pará de Minas, Onça de Pitangui, Pequi e São José da Varginha, cidades que fazem parte da 202ª Zona Eleitoral.

Quantitativo de Eleitores Aptos por Abrangência 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis