Os casos de violência contra pessoas idosas em Pará de Minas têm registrado aumento nos últimos meses.
Os números oficiais, contabilizados pelos órgãos de segurança pública ainda não foram divulgados, mas é possível perceber a escalada através da busca por apoio e atendimento nos serviços especializados oferecidos às vítimas.
É o caso do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), órgão ligado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas.
Através de uma equipe multidisciplinar, o CREAS atende às vítimas deste tipo de violência, que são muitas, como explica o psicólogo e coordenador do serviço, Marcos Antônio Figueiredo Santos.
O psicólogo percebe que a violência praticada contra as pessoas mais velhas é resultado de diversas situações, muitas vezes até mesmo por vingança. Motivos que precisam ser analisados e devidamente tratados pelas equipes de fortalecimento de vínculos familiares.
Além da violência contra idosos, o CREAS também realiza trabalho voltado para a prevenção contra a violência doméstica, contra as mulheres e crianças, combate à pedofilia e várias outras frentes. Segundo Marcos Antônio, além de oferecer amparo às vítimas, é essencial que haja dedicação à prevenção, para que as ocorrências sejam reduzidas.
Sobre o atendimento às vítimas de violência doméstica, o psicólogo orientou:
Importante lembrar que o CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h na rua Tamoios, 190, bairro Providência. Também é possível entrar em contato com o órgão pelo WhatsApp pelo 9.9811-5653.